Para quem:

Este curso está dirigido para quem pretende adquirir conhecimentos sobre fundamentos de áudio e a introdução à produção de EDM juntamente com a tecnologia e a técnica fundamental para mistura e programação musical EDM.

Horários e data de início

Agendado com o formador de acordo com a disponibilidade de horário do estúdio em articulação com a disponibilidade de horário do aluno (flexibilidade total) - Horário poderá ser agendado integralmente, à quinzena ou à semana. Para agendar horários é necessário efetuar a inscrição.

Diploma final de curso

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Objectivos do curso:

No final do curso o formando está apto a realizar um DJ SET e ter o controlo do método convencional de mistura para EDM.  Definir uma estratégia de programação musical e um processo tecnológico para o executar. Entender a plataforma Ableton Live e a estrutura teórica presente em qualquer máquina de áudio. Editar e fazer misturas com a plataforma Ableton Live. Desenvolver e progredir de forma inteligente na área de produção a partir do quadro teórico e pratico adquirido no curso.

Manual Incluído

MANUAL123 

Oferta* Sennheiser HD25 SPII

hd25 spII

Estúdio

Um local de culto para todos(as) os(as) apaixonados(as) desenvolverem o potencial técnico e artístico no mundo da produção. O estúdio está disposto no formato standart profissional com tratamento acústico e insonorização para permitir uma interacção adequada entre a sala de controlo e a sala de captação. Equipado com Apple MAC Intel Core i7, audio interface RME 192 Hz /24 Bits e 16 I/O , Channel Strip analógico Focusrite, Processador de guitarra e baixo Fractal AXE FX II, 2 processadores TC Electronic (mastering e efeitos), superfícies de controlo e sintetizador analógico virtual M-Audio Venon. 

O estúdio de Dj é para exclusivamente para uso individual e está apetrechado com o equipamento de referência no sector profissional: Denon, Pioneer e Vestax. O estúdio tem tratamento acústico, monição de referência, tecnologia digital, analógica, controlo e processamento informático.

Conteúdos Programáticos

Curso Individual; Módulos teóricos de Acústica e Áudio em turma de 2 alunos.
A estrutura do programa curricular para este curso é definido com base nos conteúdos previstos e segue exclusivamente o método didático da academia para os módulos de DJ e é adaptado em função do estilo e perfil do aluno para componente prática de produção

Fundamentos do DJ’ing

  • Francis Grasso, envolvente histórica

  • Conceito de Programação Musical

    • Pre-listening

    • Slip Cueing

    • Tempo/Time Stretching / Pitch Shift

    • Beat Match

Tecnologia

  • Evolução conceptual

    • Vinyl

    • CD

    • Controlo e processamento informático

  • Pioneer CDJ (Generalidades)

  • Vestax PMC 280 (Generalidades)

  • C P Informático (Generalidades)

    • Superficies de Controlo (Vestax TR1, Pioneer DDJ SX)

    • Time Code (Traktor e Serato)

    • Edição (Mixmeister)

  • Integração, Arquitectura e processo do Setup Convencional ( 4 Deck’s, mixer e monição)

MIX

  • Pre-Listening

    • Gain

    • Cue Monitor

    • Beat Match

    • Lançamento

    • Controlo e Beat Match

    • Desfasamento do Beat Match ao minuto em variações do Pitch em múltiplos de 0,8%

  • Efx

    • Time Stretching, Pitch Shifting

    • Aplicação Padrão

    • Funções e variáveis

    • Modelação, Filtros, e sampling

    • Exemplos práticos

  • Equalização / Amplitude

    • Ganho

    • Frequências

    • Exemplos práticos para orgânicas padrão

  • Cue / Loop

    • Cue In

    • Cue Out

    • Hot Cue

    • Loop

    • Reloop

Métrica Musical

  • Ritmo

    • Notação Anglo – Saxonica

    • Tempo, Compasso

  • Estrutura

    • Intro / Break down

    • Groove

    • Tema / Climax

    • Variação ao tema/ Break down

    • Outro

  • Orgânicas

    • Progressive / Dub

    • Techno

    • Soulful / House

    • Deep House

  • Análise prática da Métrica

    • Perfis de amplitude em diferentes orgânicas

    • A mistura como função da métrica

Indústria

  • Comunicação e MKT

    • Imagem

    • Canais

    • Mensagem

  • Sector

    • Editoras / Produção

    • Agenciamento

    • Distribuição

    • Promotores

    • Formação

  • Vertente económica

    • Mercado de trabalho

    • Carreira

 

Acústica

  • Teoria fundamental do som

    • Onda pura: Amplitude, Frequência e Fase

    • Onda complexa: Timbre, teoria de Fourrier (frequência fundamental e série harmónica)

    • Envoltória: Ataque, Decaimento, Sustentação e Libertação

    • Percepção e medição do Som

      • Amplitude: Potência dB PWL, Intensidade dB SIL, Pressão dB SPL e Nível Sonoros. Loudness, Alcance dinâmico do ouvido

      • Frequência: Hertz, Tonalidade versus Ruído, Espectro Sonoro Audível, Curvas de Loudness de Fletcher Munson

      • Fase: Interacção de Fase (Destrutiva e Construtiva)

Áudio

  • O que é Áudio, enquadramento histórico

  • Evolução tecnológica

    • Tecnologia Mecânica e Electrónica

  • Conceito de Sinal Electrónico

    • Sinal Analógico e Sinal Digital

    • Processamento do Sinal de Àudio Analógico e Áudio Digital

  • Conversão do Sinal

    • Conversão do Som em Sinal Analógico

    • Conceito de Transdutor (Energia Acústica e Energia Elétrica)

    • Energia Elétrica (Tensão – Volt , Corrente – Ampéres, Potência – Watt, Resistência e Impedância – Ohms.

    • Conversão do sinal Analógico em Sinal Digital

    • Conceito de ADC e DAC (Tecnologia Sigma delta e R/2R)

    • Jitter e WordClock

    • PCM (Sampling, Quantização e Codificação)

    • Filtro Anti Alias e Teoria de Shannon-Nyquist

    • Bith Depth, SQNR e SNR

    • Conceito de Alcance Dinâmico

    • Código Binário

    • Dithering (POW-R)

  • Estrutura de Ganho do Sinal

    • Conceito de Pré Amplificação

    • Nível Nominal de Trabalho (Implicações no Alcance Dinâmico e SNR)

    • -10dBV e +4dBu e dBFS

    • Conceito de Peak e RMS

    • Conceito de Channel Strip

Processamento do Sinal e Mistura

  • Compressão do Alcance Dinâmico

    • Porquê Comprimir

    • Funcionamento do Compressor

    • Envoltória no Compressor

    • Tipos de Design de Compressores

    • Sidechain

    • Compressão Americana

    • Compressão analógica (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Compressores de referência

    • Prática e tecnica de Compressão

    • De-essing (Processamento de Voz)

    • Compessão Multibanda

  • Equalização

    • Porquê Equalizar

    • Efeito de Máscara e Efeito Binaural

    • Método Hi cut e Low cut

    • Método Mid/Side

    • Método left/Rigth

    • Método antes e depois de compressão

    • Método de Ganho na Faixa Q ao longo do espectro sonoro

    • Equalização Analógica (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Equalizadores de referência

    • Prática e técnica de EQ

  • Distorção / Saturação

    • Odd Vs Even Harmonics

    • Conceito de Soft Clipping e Hard Clipping

    • Presença e Côr

    • Distorção Analógica; Tape e Vávulas (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Saturadores de Referência

    • Prática e técnica de Saturação e Distorção

  • Fx

    • Delay

    • Reverb

    • Flanger

    • Phaser

    • Hi/Low/Band Pass Filter

    • Transient Shaper

    • Vocoder

DAW

  • Fluxo do Sinal

  • Áudio Interface

  • Midi

  • Sequenciador

  • VST

  • Superfície de Controlo

  • Máquinas de Referência

Edição e Sequênciação

  • Ableton Live

    • Interface Generalidades

    • Pistas Áudio e MIDI

    • Pistas Master e AUX

    • Roteamento Áudio e MIDI

    • Plugins

    • Editor de Áudio

    • Editor MIDI

    • Automação Áudio e MIDI

    • Rewire

    • Instrument Rack

    • Drum rack

    • Impulse

    • Macros

Síntese

  • Subtrativa

    •  Sylenth 1 (Lennar Digital)

    • ANA Synth (Sonicacademy)

    • TR 303 (Roland)

    • Element (Waves)

    • Subtractor (Reason)

    • Analog (Ableton)

  • FM

    • Operator (Ableton)

    • DX7 (Yamaha)

  • Granular

    • Sampler (Ableton)

Mastering

  • Conceito , Evolução Histórica e Loudness Wars

  • Revisão geral de toda a teoria de áudio analogico e digital

  • Interdependênica entre a Mistura e o Mastering

  • Mixdown

    • Processamento no Master

    • Processamento do ficheiro

  • Métodologia base

    • Realce (Reverb, EQ de Fase Linear, Saturadores)

    • Dinâmica (Bass Control, Colagem, C Multibanda)

    • Crest factor (Soft Clipping)

    • Limitação (Brick Wall)

 

Exemplos de slides programáticos

 

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Pronto Pagamento

 

Propina: 1550 € 1425 €

 

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