Para quem:

Este curso está dirigido para quem pretende adquirir uma visão estruturada de sistemas PA e o método convencional de captação e mistura ao vivo . São 110 horas de formação que te abrem as portas para iniciar um percurso apaixonante, sem fronteiras e sem limites, no mundo da música

Requisitos:

Uma paixão forte por música e conhecimentos básicos de informática.

Mais de 18 anos.

Horários e data de início

Agendado com o formador de acordo com a disponibilidade de horário do estúdio em articulação com a disponibilidade de horário do aluno (flexibilidade total) - Horário poderá ser agendado integralmente, à quinzena ou à semana. Para agendar horários é necessário efetuar a inscrição.

Objectivos do curso:

No final do curso o formando está apto a manipular e utilizar convenientemente a grande maioria do equipamento de processamento de áudio; Conhecer e classificar toda a tecnologia associada à produção musical; Dominar a plataforma Midas M32 ou Behringer X32. Explorar o método convencional da captação e mistura. Montagem e calibração de sistemas PA.    Desenvolver e progredir de forma inteligente na área de produção a partir do quadro teórico e pratico adquirido no curso.

Manual Incluído

MANUAL123 

Oferta* Sennheiser HD25 SPII

hd25 spII

Estúdio

Um local de culto para todos(as) os(as) apaixonados(as) desenvolverem o potencial técnico e artístico no mundo da produção. O estúdio está disposto no formato standart profissional com tratamento acústico e insonorização para permitir uma interacção adequada entre a sala de controlo e a sala de captação. Equipado com Apple MAC Intel Core i7, audio interface RME 192 Hz /24 Bits e 16 I/O , Channel Strip analógico Focusrite, processador de guitarra e baixo Fractal AXE FX IIe, mesa de mistura digital Behringer X32 Compact, 2 processadores TC Electronic (mastering e efeitos), superfícies de controlo e sintetizador analógico virtual M-Audio Venon.

Conteúdos Programáticos

Curso Individual (turma de 2 alunos para módulos teóricos)
A estrutura do programa curricular para cada curso é definido com base nos conteúdos previstos e segue exclusivamente o método didático da academia

Introdução

  • O que é um FOH Engineer

 

Acústica

  • Teoria fundamental do som

    • Onda pura: Amplitude, Frequência e Fase

    • Onda complexa: Timbre, teoria de Fourrier (frequência fundamental e série harmónica)

    • Envoltória: Ataque, Decaimento, Sustentação e Libertação

    • Percepção e medição do Som

      • Amplitude: Potência dB PWL, Intensidade dB SIL, Pressão dB SPL e Nível Sonoros. Loudness, Alcance dinâmico do ouvido

      • Frequência: Hertz, Tonalidade versus Ruído, Espectro Sonoro Audível, Curvas de Loudness de Fletcher Munson

      • Fase: Interacção de Fase (Destrutiva e Construtiva)

Áudio

  • O que é Áudio, enquadramento histórico

  • Evolução tecnológica

    • Tecnologia Mecânica e Electrónica

  • Conceito de Sinal Electrónico

    • Sinal Analógico e Sinal Digital

    • Processamento do Sinal de Àudio Analógico e Áudio Digital

  • Conversão do Sinal

    • Conversão do Som em Sinal Analógico

    • Conceito de Transdutor (Energia Acústica e Energia Elétrica)

    • Energia Elétrica (Tensão – Volt , Corrente – Ampéres, Potência – Watt, Resistência e Impedância – Ohms.

    • Conversão do sinal Analógico em Sinal Digital

    • Conceito de ADC e DAC (Tecnologia Sigma delta e R/2R)

    • Jitter e WordClock

    • PCM (Sampling, Quantização e Codificação)

    • Filtro Anti Alias e Teoria de Shannon-Nyquist

    • Bith Depth, SQNR e SNR

    • Conceito de Alcance Dinâmico

    • Código Binário

    • Dithering (POW-R)

  • Estrutura de Ganho do Sinal

    • Conceito de Pré Amplificação

    • Nível Nominal de Trabalho (Implicações no Alcance Dinâmico e SNR)

    • -10dBV e +4dBu e dBFS

    • Conceito de Peak e RMS

    • Conceito de Channel Strip

Processamento do Sinal e Mistura

  • Compressão do Alcance Dinâmico

    • Porquê Comprimir

    • Funcionamento do Compressor

    • Envoltória no Compressor

    • Tipos de Design de Compressores

    • Sidechain

    • Compressão Americana

    • Compressão analógica (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Compressores de referência

    • Prática e tecnica de Compressão

    • De-essing (Processamento de Voz)

    • Compessão Multibanda

  • Equalização

    • Porquê Equalizar

    • Efeito de Máscara e Efeito Binaural

    • Método Hi cut e Low cut

    • Método Mid/Side

    • Método left/Rigth

    • Método antes e depois de compressão

    • Método de Ganho na Faixa Q ao longo do espectro sonoro

    • Equalização Analógica (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Equalizadores de referência

    • Prática e técnica de EQ

  • Distorção / Saturação

    • Odd Vs Even Harmonics

    • Conceito de Soft Clipping e Hard Clipping

    • Presença e Côr

    • Distorção Analógica; Tape e Vávulas (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Saturadores de Referência

    • Prática e técnica de Saturação e Distorção

  • Fx

    • Delay

    • Reverb

    • Flanger

    • Phaser

    • Hi/Low/Band Pass Filter

    • Transient Shaper

    • Vocoder

DAW

  • Fluxo do Sinal

  • Áudio Interface

  • Midi

  • Sequenciador

  • VST

  • Superfície de Controlo

  • Máquinas de Referência

 

Cablagem e conecção

  • Balanceado e não balanceado

    Jack, XLR, RCA, DIN, Speakon, CAT5

  • Captação

    • Microfone Dinâmico

    • Microfone Condensador

    • Posicionamento padrão para Guitarra , Sax e Voz

 

Exemplos de slides programáticos

 

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Pronto Pagamento

 

Propina: 950 €  855 €

 

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Prestações

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400€+

 

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