Para quem:

Este curso está dirigido para quem pretende adquirir uma visão estruturada dos bastidores da produção musical com enfoque no estilo musical pretendido. São 110 horas de formação que te abrem as portas para iniciar um percurso apaixonante, sem fronteiras e sem limites, no mundo da música

Horários e data de início

Agendado com o formador de acordo com a disponibilidade de horário do estúdio em articulação com a disponibilidade de horário do aluno (flexibilidade total) - Horário poderá ser agendado integralmente, à quinzena ou à semana. Para agendar horários é necessário efetuar a inscrição.

Diploma final de curso

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Objectivos do curso:

No final o formando está apto a manipular a explorar a maioria do equipamento de processamento de áudio; classificar a tecnologia associada à produção musical; Operar a plataforma Ableton Live. Desenvolver o método convencional da gravação, da edição, da mistura e do mastering. Manipular as ferramentas de Síntese do som. Concluir uma faixa de música. Progredir de forma inteligente na área de produção a partir do quadro teórico e pratico adquirido no curso.

Manual Incluído

MANUAL123 

Oferta* Sennheiser HD25 SPII

hd25 spII

Estúdios

Um local de culto para todos(as) os(as) apaixonados(as) desenvolverem o potencial técnico e artístico no mundo da produção. O estúdio está disposto no formato standart profissional com tratamento acústico e insonorização para permitir uma interacção adequada entre a sala de controlo e a sala de captação. Equipado com Apple MAC Intel Core i7, audio interface RME 192 Hz /24 Bits e 16 I/O , Channel Strip analógico Focusrite, e 2 processadores TC Electronic (mastering e efeitos), superfícies de controlo e sintetizador analógico virtual M-Audio Venon. O estúdio de Dj é para exclusivamente para uso individual e está apetrechado com o equipamento de referência no sector profissional: Denon, Pioneer e Vestax. O estúdio tem tratamento acústico, monição de referência, tecnologia digital, analógica, controlo e processamento informático.

Conteúdos Programáticos

Curso Individual
A estrutura do programa curricular para cada curso é definido com base nos conteúdos previstos e em função do estilo e perfil do aluno

Introdução

  • O que é um Produtor

  • Enquadramento Histórico, Dimensões e Estilos de Produção

    • Phil Spector

    • SAW

    • Rick Rubin

    • Brian Wilson

    • Deadmau5

    • David Guetta

Acústica

  • Teoria fundamental do som

    • Onda pura: Amplitude, Frequência e Fase

    • Onda complexa: Timbre, teoria de Fourrier (frequência fundamental e série harmónica)

    • Envoltória: Ataque, Decaimento, Sustentação e Libertação

    • Percepção e medição do Som

      • Amplitude: Potência dB PWL, Intensidade dB SIL, Pressão dB SPL e Nível Sonoros. Loudness, Alcance dinâmico do ouvido

      • Frequência: Hertz, Tonalidade versus Ruído, Espectro Sonoro Audível, Curvas de Loudness de Fletcher Munson

      • Fase: Interacção de Fase (Destrutiva e Construtiva)

Áudio

  • O que é Áudio, enquadramento histórico

  • Evolução tecnológica

    • Tecnologia Mecânica e Electrónica

  • Conceito de Sinal Electrónico

    • Sinal Analógico e Sinal Digital

    • Processamento do Sinal de Àudio Analógico e Áudio Digital

  • Conversão do Sinal

    • Conversão do Som em Sinal Analógico

    • Conceito de Transdutor (Energia Acústica e Energia Elétrica)

    • Energia Elétrica (Tensão – Volt , Corrente – Ampéres, Potência – Watt, Resistência e Impedância – Ohms.

    • Conversão do sinal Analógico em Sinal Digital

    • Conceito de ADC e DAC (Tecnologia Sigma delta e R/2R)

    • Jitter e WordClock

    • PCM (Sampling, Quantização e Codificação)

    • Filtro Anti Alias e Teoria de Shannon-Nyquist

    • Bith Depth, SQNR e SNR

    • Conceito de Alcance Dinâmico

    • Código Binário

    • Dithering (POW-R)

  • Estrutura de Ganho do Sinal

    • Conceito de Pré Amplificação

    • Nível Nominal de Trabalho (Implicações no Alcance Dinâmico e SNR)

    • -10dBV e +4dBu e dBFS

    • Conceito de Peak e RMS

    • Conceito de Channel Strip

Processamento do Sinal e Mistura

  • Compressão do Alcance Dinâmico

    • Porquê Comprimir

    • Funcionamento do Compressor

    • Envoltória no Compressor

    • Tipos de Design de Compressores

    • Sidechain

    • Compressão Americana

    • Compressão analógica (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Compressores de referência

    • Prática e tecnica de Compressão

    • De-essing (Processamento de Voz)

    • Compessão Multibanda

  • Equalização

    • Porquê Equalizar

    • Efeito de Máscara e Efeito Binaural

    • Método Hi cut e Low cut

    • Método Mid/Side

    • Método left/Rigth

    • Método antes e depois de compressão

    • Método de Ganho na Faixa Q ao longo do espectro sonoro

    • Equalização Analógica (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Equalizadores de referência

    • Prática e técnica de EQ

  • Distorção / Saturação

    • Odd Vs Even Harmonics

    • Conceito de Soft Clipping e Hard Clipping

    • Presença e Côr

    • Distorção Analógica; Tape e Vávulas (Côr, Resposta, Máquinas Clássicas de Referência)

    • Fabricantes de Saturadores de Referência

    • Prática e técnica de Saturação e Distorção

  • Fx

    • Delay

    • Reverb

    • Flanger

    • Phaser

    • Hi/Low/Band Pass Filter

    • Transient Shaper

    • Vocoder

DAW

  • Fluxo do Sinal

  • Áudio Interface

  • Midi

  • Sequenciador

  • VST

  • Superfície de Controlo

  • Máquinas de Referência

Edição e Sequênciação

  • Ableton Live

    • Interface Generalidades

    • Pistas Áudio e MIDI

    • Pistas Master e AUX

    • Roteamento Áudio e MIDI

    • Plugins

    • Editor de Áudio

    • Editor MIDI

    • Automação Áudio e MIDI

    • Rewire

    • Instrument Rack

    • Drum rack

    • Impulse

    • Macros

Síntese

  • Subtrativa

    •  Sylenth 1 (Lennar Digital)

    • ANA Synth (Sonicacademy)

    • TR 303 (Roland)

    • Element (Waves)

    • Subtractor (Reason)

    • Analog (Ableton)

  • FM

    • Operator (Ableton)

    • DX7 (Yamaha)

  • Granular

    • Sampler (Ableton)

Estúdio

  • Monição de Referência

    • História

    • Teoria Base (Equilíbrio Tonal)

    • Radiação

    • Resposta no eixo e fora do eixo

    • Group Delay

    • Alcance Dinâmico

    • Posicionamento (Sweet Spot)

  • Tratamento Acústico

    • Transmissão, Absorção e Reflexão

    • Materiais e tecnicas de Correcção

    • Materiais e tecnicas de Isolamento

    • Configuração de Correcção Padrão

  • Cablagem e conecção

    • Balanceado e não balanceado

    • Jack, XLR, RCA, DIN

  • Captação

    • Microfone Dinâmico

    • Microfone Condensador

    • Posicionamento padrão para Guitarra , Sax e Voz

  • Construção de um estúdio

    • Configuração geométrica

    • Ligações de áudio

    • Isolamento Acústico

Mastering

  • Conceito , Evolução Histórica e Loudness Wars

  • Revisão geral de toda a teoria de áudio analogico e digital

  • Interdependênica entre a Mistura e o Mastering

  • Mixdown

    • Processamento no Master

    • Processamento do ficheiro

  • Métodologia base

    • Realce (Reverb, EQ de Fase Linear, Saturadores)

    • Dinâmica (Bass Control, Colagem, C Multibanda)

    • Crest factor (Soft Clipping)

    • Limitação (Brick Wall)

  • Método de processamento In the Box

    • Software (T-Racks, Ozone, Waves, Oxford)

  • Método de Processamento Out of the Box

    • Tape

    • Analog Summing

    • Hardware (Empirical Labs, TC Eletronic, UAD Powered Plugin)

    • Analógico (UAD, Pultec, Manley, Termionic Culture, SS e Maselec)

  • CD-TEXT, CDDB, ISRC, UPC E EAN

 

Exemplos de slides programáticos

 

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